quarta-feira, 29 de março de 2017

Projeto Clube de Cartas Para Blogs [#Blogagem Coletiva# Tema: Minhas Coleções]



“Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz...”  

Hoje trago para vocês a terceira blogagem coletiva do projeto Clube de Cartas Para Blogs. O tema de hoje é: Coleções!

Muitas são as coisas que colecionamos ao longo da vida não é mesmo?  Mas, de onde surgiu o hábito de colecionar desde figurinhas de álbuns até mesmo as coisas mais bizarras que se possa imaginar?

As primeirascoleções que se tem notícia, curiosamente, estavam relacionadas com o interesse então nascente pela pesquisa científica e exploração do mundo natural. Lá por 1572, o naturalista italiano Ulisse Aldrovandi começou uma coleção de curiosos objetos da natureza, que viajantes traziam a sua terra natal, a Bolonha: ovos de pássaros bizarros, minerais, estranhos chifres, amostras de plantas e até mesmo o cadáver de um filhote de dragão. Sua coleção ficou tão famosa na época que chegou a ser visitada pelo próprio Papa, e por décadas ele se dedicou a ampliá-la, catalogando meticulosamente cada um dos objetos. Graças a seu catálogo, sabemos que em 1577 sua coleção já tinha 13 mil itens; em 1595, 18 mil; em 1600, cerca de 20 mil objetos. Logo, Aldrovani já não estava sozinho, e por toda a Europa surgiram colecionadores de objetos pitorescos.

Quando criança eu colecionava de tudo. Figurinhas de álbuns, bilas, pião, canetas, tampinhas e garrafa de refrigerante, carteiras de cigarros dentre outras coisas.  A meninada se divertia jogando e apostando bilas, tampa de garrafas de refrigerante e carteiras de cigarro. A brincadeira apostar um determinada quantidade dentro de um triangulo desenhado no chão e a uma certa distância traçava-se uma risca para disputar quem eram os primeiros a jogar. E no decorrer conforme fosse retirando os objetos de dentro do triângulo iria ficando para si. Tempo esse que recordo-me com muita saudade. Hoje não vejo mais nada do tipo.

O tempo passou e algumas coisas deixei de colecionar e passei a colecionar novas coisas. Por exemplo? livros, postais, marcadores de leitura, dentre outras coisas.

Minhas Coleções

Livros
Quando o assunto é livro gosto de colecionar livros de sociologia, filosofia, história, psicologia, direito, matemática e especialmente os de literatura. Ultimamente venho colecionando os box das sagas que eu gosto.












Marcadores e Postais



DVDs

Geralmente os DVDs em que eu costumo colecionar são de desenhos ou filmes que lembram meu tempo de criança. Jaspion, Flhashman, Changeman, He-Man, dentre outros. Também coleciono bons documentários.



CDs
Quando o assunto é música, gosto de ouvir de tudo e um pouco. Principalmente forró das antigas. Dentre tantas bandas de forró que conheci virei fã de carteirinha da Banda Styllus de Limoeiro do Norte – Ceará e até hoje coleciono todos os Cds. Postarei aqui os que considero como os melhores da trajetória dessa banda que deixou saudades.



Conheça a história da Banda Styllus Clicando Aqui


Banda Styllus – LP Dor de Saudade

Gravado durante um luar de 1994


“Não sei para onde vou,
nem de onde você vem,
Mas tenho certeza que
qualquer dia desses
 nos encontraremos
num Baile com a Banda Styllus.”
                   (Ednir, fundador da Banda Styllus)

Melhores fotos dos meus gatos, cachorro e algumas de outros animais que excepcionalmente aparecem por aqui.




Objetos Antigos

Para finalizar não poderia deixar de fora alguns objetos antigos. Objetos de trabalho do meu bisavô que devem ter pelo menos uns 70 anos e meu carro de madeira que guardo comigo até hoje. Carro esse feito pelo meu pai na época em que ele fabricava brinquedos de madeira.  






Se você ainda não conhece o projeto idealizado pela Escritora e blogueira Lorena Caribé Clube de Cartas Para Blogs, Venha conhecer! E se puder e desejar, vivencie conosco essa experiência.

Conheça o projeto Clicando Aqui 

Desde já obrigado pela visita. Não esqueça de comentar. Seu comentário é muito importante para o aperfeiçoamento do meu trabalho! Forte abraço! 


Foto: Imagem Divulgação

9 comentários :

  1. O que mais gostei foi das fotos dos animais, tenho onze gatos e quatro cães e mas tenho poucas fotos deles e sua coleção de livros, nossa,adorei!!

    ResponderExcluir
  2. Você é um colecionador nato! Quando criança colecionava apenas papel de carta e figurinhas do Amar É...
    Hoje em dia acho que só posso dizer que minha coleção são marcadores e livros. Nunca fui muito adepta de coleções, talvez por isso seja tão limitada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá! adorei sua matéria. Muito esclarecedora. Parabéns pelas suas diversas coleções.

    http://entrepaginasemuitashistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Você coleciona bastante coisa!
    Acho legal colecionar cds e dvds, tenho alguns e gostaria de ter mais!

    Amei seu post!

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Adorei conhecer suas coleções.
    Eu colecionava figurinhas e papeis de carta quando era pequena.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Ahhh é tão legal ver essas fotos e conhecer suas coleções !!! Já falei o quanto amo fazer coleções de coleções literalmente. Desde pequena sempre gostei de colecionar e fazer trocas de papeis de carta, postais, selos, moedas, imãs, livros e por aí vai. Logo te mostro alguns posts sobre o tema. bjooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colecionar o que gostamos é guardar conosco um pouquinho do que fomos um dia. Muito bom mesmo! Principalmente por sermos remetidos a um passado não tão distante e vivido com propósito.

      Excluir
  7. Oii tudo bem?
    Gostei de ver as fotos de suas coleções, principalmente a de livros.
    Ultimamente apenas estou fazendo coleções de livros de algumas sagas.

    Até
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gerson!
    Bom saber a época que surgiu o colcionismo.
    Quando criança colecionávamos coisas bem parecidas.
    Adorei ver suas coleções, a de coisas antigas é bem diferente.
    Desejo uma ótima semana!
    “Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria.” (Campbell)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Ele é muito importante para o aprimoramento do meu trabalho.

Translate

Quem sou eu

Minha foto
Brazil
Educador Social "Eu sou de uma terra que o povo padece, mas não esmorece e procura vencer. Da terra querida, que a linda cabocla de riso na boca zomba no sofrer. Não nego meu sangue, não nego meu nome. Olho para a fome, pergunto o que há? Eu sou brasileiro, filho do Nordeste, sou cabra da peste, sou do Ceará." (Patativa do Assaré)

Seguidores

Visitas ao meu blog:

Me siga:

FanPage

Indique

Link-me

Participe!









Blogs Parceiros

De tudo um pouco
Tecnologia do Blogger.

Blog Aventura Lirerária

Blog Leitura Virtual

Book tour

Sem Dengo, Nem Dengue!





Todos os direitos reservados- 2013 por Tamires Cipriano